Trânsito

No RS, sistema de desconto em infrações fica pronto em janeiro de 2017

Lei federal 13.281/2016 institui benefício condicionado à adesão ao sistema de notificação eletrônica

Os motoristas autuados por infrações de trânsito após o dia 1º de novembro terão direito ao desconto de 40%, previsto em lei, para quem optar pela notificação eletrônica. O sistema gaúcho está em desenvolvimento e estará disponível em janeiro de 2017, quando os proprietários de veículos poderão optar pelo desconto.

O desconto foi instituído pela lei federal 13.281/2016, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro. O benefício é condicionado à adesão ao sistema de notificação eletrônica. Quem optar por essa modalidade também reconhece o ato infracional e abre mão de ingressar com defesa e recursos da multa.

Além de tornar os procedimentos mais rápidos, a eliminação da impressão e remessa da notificação de imposição de penalidade e o corte do custo na análise das defesas e recursos permitem repassar o desconto de 40% ao motorista.

Sistema gaúcho
O sistema desenvolvido pela Procergs estará acessível na Central de Serviços do Detran/RS, no site https://servicos.detran.rs.gov.br/. Na primeira fase, em janeiro, estará disponível para proprietário de veículos pessoa física, que abrangem 74% das autuações no estado. A partir de 15 de fevereiro estará disponível também para pessoa jurídica.

App do Denatran
O sistema gaúcho é complementar ao aplicativo lançado pelo Denatran em 1º de novembro. O primeiro inclui as multas de competência estadual e municipal no Rio Grande do Sul e o segundo dá desconto às multas registradas no Renainf (Registro Nacional de Infrações), ou seja, autuações de órgãos federais (Polícia Rodoviária Federal e DNIT) e infrações cometidas em estados diferentes do registro do veículo. O proprietário interessado deve aderir aos dois sistemas.

Em um segundo momento, o sistema gaúcho fará a integração com o app do Denatran, o que permitirá oferecer o benefício também a condutores de outro estado que cometeram infrações no Rio Grande do Sul (4% do total das infrações registradas no RS).

Sistemas
Os Detrans utilizam sistemas de gerenciamento de multas diferentes do utilizado pelos órgãos federais, que é do Serpro/Denatran. Cada estado tem um sistema próprio, por isso a integração da notificação eletrônica não é unificada. Prefeituras gaúchas e Daer também utilizam o Sistema de Infrações de Trânsito (SIT) conveniados com o Detran/RS. Portanto, o proprietário deve fazer dois cadastros: no app do Denatran para multas federais e na central de serviços para multas estaduais e municipais. A opção pela notificação eletrônica deverá ser feita multa a multa.

Regulamentação
No início, a legislação condicionava a notificação eletrônica à adesão ao sistema do Denatran. Em 9 de novembro, através da deliberação nº 152/2016, o Contran regulamentou o desenvolvimento de sistemas informatizados nos estados.

"O Rio Grande do Sul está disponibilizando o acesso ao sistema e garantindo o direito de opção aos interessados. A notificação eletrônica simplifica o processo e propicia desconto aos aderentes, cumprindo a legislação de trânsito", destaca o diretor-geral do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski.

upload-20161128150649sne

Dúvidas comuns

Quais os critérios para conseguir o desconto de 40% na multa?
Somente para infrações registradas após 1º de novembro. O proprietário que postular o desconto deverá optar pela notificação eletrônica e abrir mão de defesa e recursos de infração. O proprietário reconhece a infração e opta por não receber a notificação de imposição de penalidade pelo correio.

Como fazer para aderir à notificação eletrônica?
O proprietário deve cadastrar-se e optar por essa modalidade. A adesão deve ser feita multa a multa.
Para as multas de órgãos estaduais e municipais, o sistema estará disponível em janeiro.
Para multas de órgãos federais, utilizar o app do Denatran. Veja mais informações sobre o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) no site do Serpro (https://servicos.serpro.gov.br/sne/) e da PRF (https://www.prf.gov.br/portal/multas-e-infracoes/copy_of_perguntas-frequentes).

Recebi uma multa aplicada depois de 1º de novembro e quero aderir ao desconto. O que devo fazer?
Se a multa for de órgãos federais (PRF, DNIT), cadastrar-se no aplicativo do Denatran.
Se a multa for estadual ou municipal (Daer, Detran/RS, EPTC ou outros órgãos de trânsito municipais), aguardar até o lançamento do sistema e cadastrar-se na Central de Serviços do Detran/RS.

O desconto é cumulativo aos 20% para pagamento antecipado?
O desconto de 40% não é cumulativo ao desconto já existente de 20% para pagamento antecipado da multa.
O desconto de 20% previsto hoje para pagamento antecipado não é condicionado à notificação eletrônica, nem à concordância com a infração.

Se for autuado e não optar pelo desconto?
As notificações de autuação e penalidade serão formais (papel) e encaminhadas pelo correio, mesmo procedimento adotado nos dias atuais.

*A informação é da assessoria de imprensa do Governo do Estado

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Brechó Fashion do HUSFP

A consciência ainda é a melhor sinalização Próximo

A consciência ainda é a melhor sinalização

Deixe seu comentário